Guidalli.com
sexta-feira, janeiro 10
 

Venezuela aqui

 
 

Prioridade máxima
Por Sandro Guidalli

Já está claro que a prioridade neste momento da política para o exterior do governo Lula é garantir a permanência do aliado Hugo Chávez na presidência da Venezuela. Hoje, alguns jornais publicaram nova defesa do empenho dos burocratas petistas, desta vez com as palavras do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, homem que costuma abraçar calorosamente Fidel Castro sempre que o encontra.

Disse Amorim que a eventual saída de Chávez não representará paz no país vizinho. Mas não afirmou o contrário, ou seja, que a permanência dele significará também o aprofundamento da crise. Todos no PT estão fazendo de conta que estão interferindo no processo para garantir uma saída negociada. É mentira. Chávez conta com o apoio do Brasil para manter-se no poder feito um bicho preguiça que se apega aos galhos das árvores para nunca mais deixá-los.

E a imprensa brasileira? Como se comporta? Exceto dois ou três jornalistas mais críticos, a grande maioria vem sendo generosa com o novo governo, passando para a opinião pública a falsa impressão de que o Brasil quer a paz e que lutará por ela. Claro que o conflito também é negligenciado pelas emissoras de TV. No Jornal Nacional, a praxe é uma nota com algumas imagens sem que se possa entender realmente porque a Venezuela chegou onde chegou.

Mas quem é Chávez e o que pretende? Os brasileiros desconhecem suas intenções, seu desejo de transformar a Venezuela numa Cuba empapuçada de petróleo. Chávez parece ser um ditador convencional que chegou ao poder usando a democracia. Tenta adequar o país aos seus princípios. Daí o atrito com a oposição. É este homem que o Brasil está apoiando. Haverá um preço. Qual?

 
  O jornalista cético
Paulo Leite, de Washington, DC

Você pode ter lido nos jornais que um dos maiores best-sellers de 2001, "O Ambientalista Cético" - do estatístico Björn Lomborg, foi condenado por um comitê dinamarquês. O Comitê sobre Desonestidade Científica diz que o livro "viola as regras do bom procedimento científico" e "está claramente enquadrado no conceito de desonestidade científica".

A notícia, pelo menos como foi publicada na Folha de São Paulo, é vaga e não fornece nenhuma perspectiva para que o leitor possa entender o que realmente está acontecendo. Para uma visão mais esclarecida temos que recorrer a órgãos de imprensa que ainda sabem fazer jornalismo. A revista britânica The Economist, por exemplo. A revista chama o último episódio da saga Lomborg de "orwelliano". Ela lembra que após a publicação de seu livro, Björn Lomborg foi atacado impiedosamente por ambientalistas de todo o mundo, inconformados com a presunção do autor em colocar em dúvida os dogmas verdes.

Diz a nota do The Economist: "Que estranho. Por quê, em primeiro lugar, estaria um painel como um nome desses investigando queixas a respeito de um livro que nunca afirmou ser um tratado científico? 'O Ambientalista Cético' está explicitamente não preocupado em conduzir pesquisa científica. Ao invés disso, contrapõe a litania de alarmes ambientais que é constantemente impingida ao público a uma série de dados geralmente não contestados sobre o estado do planeta. A litania sai muito mal do confronto. O movimento ambientalista estava certo em considerar o livro um imenso embaraço. Mas como o livro não estava conduzindo pesquisa científica, o que tem a ver com um painel dirigido à desonestidade científica?"

A revista britânica lembra que o comitê levou em consideração pouco mais que a sinópse de quatro artigos publicados pela revista Scientific American no ano passado, e que aparentemente considerou esses artigos como ciência desinteressada, e não contra-advocacia de um bando de ambientalistas. O comitê, ainda segundo The Economist, nem se preocupou com a resposta linha-por-linha que Lomborg ofereceu às criticas dos ambientalistas em seu site na web.

A verdade é que o comitê não citou nenhuma inexatidão ou distorção no livro de Lomborg. Mas ainda assim condenou o trabalho.

A conclusão do artigo da The Economist diz tudo: "A deliberação do painel - falando objetivamente - é incompentente e vergonhosa." 
  Se São Jorge fosse da ONU
Paulo Leite, de Washington, DC

Já imaginou como seria o trabalho de São Jorge se ele tivesse que enfrentar o famoso dragão nos dias de hoje? O jornalista Andrew Sullivan conta em seu blog que recebeu de um leitor a seguinte citação de Winston Churchill, de 1953:

São Jorge chegaria na Capadócia acompanhado não por um cavalo, mas por um secretariado. Ele estaria armado não com uma lança, mas com várias fórmulas flexíveis (...) Ele proporia uma conferência com o dragão. Aí, ele emprestaria ao dragão um monte de dinheiro. A libertação da donzela em perigo seria referida a Genebra ou Nova Iorque, com o dragão mantendo todos os direitos enquanto isso.

Qualquer semelhança com Hans Blix e sua turma de inspetores é mera coincidência. 
quinta-feira, janeiro 9
  Como uma bomba
Paulo Leite, de Washington, DC

As declarações do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, sobre a necessidade do Brasil dominar todo o conhecimento científico, inclusive o conhecimento necessário para a construção de uma bomba atômica, começam a repercutir aqui pelos Estados Unidos. Vários jornais importantes publicam hoje os comentários de Amaral, ressaltando que o Brasil vai explicar à Agência Internacional de Energia Atômica que o país tem interesse em obter esse conhecimento apenas por causa de suas aplicações em medicina, produção de alimentos e outras finalidades pacíficas.

Mas não deixam de lembrar as declarações de Lula, durante a campanha presidencial, de que poderia reativar os planos de construção de um submarino nuclear. 
quarta-feira, janeiro 8
 

Mais farsas
Sandro Guidalli, em Belo Horizonte

A mais nova cantiga de roda a movimentar-se na mídia diz respeito à criação de um tal grupo de amigos da Venezuela, supostamente, segundo os jornais, idealizado por Lula da Silva. O grupo serviria como apoio aos trabalhos da OEA na tentativa de uma solução pacífica para o governo Chávez e seria articulado a partir da visita de Lula ao Equador para a posse do presidente eleito por lá.

Acontece que a idéia da formação de um grupo de apoio à saída pacífica da crise venezuelana é do próprio responsável por ela, o presidente Hugo Chávez. Seu objetivo não é auxilar a OEA em nada e sim garantir a permanência dele no poder. Hoje, O Globo e o Valor Econômico, ao reportar a eventual realização de tal frente de amigos da Venezuela, fizeram de conta que a sua formação é mesmo idéia do PT e que ela está plena das melhores intenções.

Faltou a pergunta: o grupo admitiria a remoção do próprio Chávez do poder a fim de pacificar o país? Se a idéia de sua formação partiu da estratégia do principal protagonista da agonia venezuelana é evidente que não. Mas o que parece óbvio aos leitores escapa aos jornalistas. E na mídia brasileira, isso é cotidiano.

A oposição a Chávez deve estar precavida para o que vem por aí. O PT irá mesmo jogar duro para apoiar seu aliado, disso ninguém poderá duvidar ainda mais depois do envio de gasolina pelos fura-greves FHC e Lula. Enquanto isso, aguardemos a próxima cantiga a ser composta nas redações do país. 

  Fidel está chamando
Paulo Leite, de Washington, DC

Esta eu não vi em nenhum jornal brasileiro. Pra dizer a verdade, mesmo aqui nos Estados Unidos só o "Miami Herald" e o "Washington Times" noticiaram, até onde sei. Dois locutores de rádio de Miami conseguiram passar um trote no presidente da Venezuela, fazendo-se passar por... Fidel Castro.

Os locutores Joe Ferrero e Enrique Santos, da rádio WXDJ, têm uma sessão em seu programa matinal chamada "Fidel está chamando". Usando trechos gravados de uma conversa telefônica que Fidel teve com o presidente do México em 2001, os dois enganam a cada dia um morador de Miami escolhido ao acaso, dando a impressão que Fidel está ligando para eles. Na segunda-feira, os dois resolveram passar o trote no presidente Hugo Chávez, que demorou uns dois minutos para perceber a safadeza.

Depois de muitas idas e vindas com telefonistas e secretárias, os locutores conseguiram fazer com que Chávez atendesse:

-Alô, Fidel?

-Sim. Você recebeu a minha carta?

-Recebi, recebi - respondeu o presidente venezuelano.

-Eu estou pronto para colaborar com você - disse a voz gravada do ditador cubano.

Depois de quase dois minutos, ao perceber o trote, Chávez começou a gritar no telefone. Os locutores não deixaram por menos:

-Senhor Chávez, somos Joe Ferrero e Enrique Santos, de Miami. Saia da Venezuela, seu (palavrão), terrorista. Você está acabando com o seu povo. Seu animal, assassino, (palavrão)!

Até agora, os dois não foram demitidos, embora o trote tenha causado muita controvérsia. Os telefones da rádio ficaram entupidos com telefonemas congratulando a dupla, mas o dono da rádio, Raul Alarcon, anti-castrista ferrenho, recebeu também um protesto do governo venezuelano. 
  Campanha interminável
Paulo Leite, de Washington, DC

Uma característica da política nos tempos atuais é o fato dos políticos estarem permanentemente em campanha. Na posse de Lula, já havia gente falando em reeleição. Aqui nos Estados Unidos, então, que o mandato presidencial já vai a meio caminho, só se fala em candidaturas para 2004.

O candidato dos republicanos, salvo alguma tragédia, vai ser Bush, claro. Entre os democratas, há uma verdadeira inflação de candidatos a candidato. Nesta terça-feira, o líder da minoria no Senado, Tom Daschle, anunciou que não vai concorrer (ele só se faz de besta quando precisa, sabe muito bem que não teria a menor chance). Al Gore, por sorte, também já avisou que está fora (um repeteco de 2000 seria demais para o meu estômago).

Ainda assim, sobram por baixo de 6 a 8 pretendentes. Eu é que não queria estar na lista de doadores do Partido Democrata. Os que têm mais chance são o senador Joe Lieberman, que concorreu como vice junto com Gore, e os também senadores John Kerry, do estado de Massachussetts, e John Edwards, da Carolina do Norte. O deputado federal Dick Gephardt também parece ter chances, enquanto outros candidatos são apenas folclore, como o "reverendo" Al Sharpton, líder negro de Nova Iorque, e Howard Dean, o ultra esquerdista ex-governador do pequeno estado de Vermont.

Muito embora senadores quase nunca tenham sido eleitos para a Presidência da República (quase todos os Presidentes norte-americanos foram governadores), é bom ficar de olho em John Edwards. Advogado, jovem e boa pinta, ele está no Senado há pouco mais de dois anos, mas parece que aprendeu política na cartilha de Bill Clinton. Se apresenta como "centrista" e "moderado", mesmo tendo se alinhado com a esquerda em 98% de seus votos. Garante ser o representante das pessoas comuns, ainda seja que milionário - seu patrimônio é avaliado por baixo em 14 milhões de dólares. Ou seja: tem tudo para enganar o eleitorado, como Clinton em 1992. Se algo der errado no Iraque, ou se a economia chegar ao ano que vem capengando, Bush que se cuide. Sabe lá o tamanho do "trabalho" que Al Gore encomendou...
 
terça-feira, janeiro 7
 

Janer Cristaldo voltou de Roma



Confira aqui

 
 

VEJA no MSM hoje


 
segunda-feira, janeiro 6
  As Farc na posse

Uma fonte na Polícia Federal me disse que eram 18 os integrantes das Farc na posse de Lula. Segundo as informações, deram muito trabalho à corporação mas foram discretos. As Farc têm excelentes relações com o PT com quem divide a agenda no Foro de São Paulo. A expectativa dos terroristas marxistas que lutam pelo poder na Colômbia é a de que Lula afrouxe a diplomacia brasileira, levando-a a apoiar suas iniciativas contra o governo democrático de Alvaro Uribe. Também espera-se uma mudança na postura do Exército brasileiro que vem rechaçando os guerrilheiros na fronteira amazônica, mais notadamente na região conhecida como a "cabeça do cachorro". Militares brasileiros enfrentaram várias vezes as forças revolucionárias no local impedindo o uso do território brasileiro para suas operações de tráfico de drogas e de treinamento militar.

 
 

Olhando de longe

por Paulo Leite, de Washington, DC



Precisão suiça - Mesmo aqui nos Estados Unidos, onde a previsão do tempo é quase uma religião, nada é mais comum do que previsões furadas. Domingo passado, por exemplo, a meteorologia falava em uma nevezinha de nada para a região de Washington, mas acabamos tendo que aguentar 10 centímetros de neve, que caiu durante todo o dia, causando centenas de acidentes e pegando todo mundo desprevenido. Os meteorologistas, porém, não são os únicos a fazer previsões: os jornalistas políticos passam o tempo todo tentando adivinhar o futuro. E perto deles, os meteorologistas são precisos como um relógio suiço. Agora, um site da Internet chamado Political Predictions se encarrega de verificar a exatidão das previsões feitas pelos principais jornalistas dos Estados Unidos. Para muitos deles, o resultado é um vexame. O site é meio anônimo, mas parece coisa de esquerdista (quem mais teria links para “Progressive Review” e “Iron Fist of Capitalism”?), mas jornalistas de todo o espectro político são cobrados implacavelmente por suas previsões equivocadas.

Alguns exemplos recentes:

Paul Krugman (do New York Times e queridinho da grande imprensa brasileira): “A produtividade da economia americana vai cair
acentuadamente este ano.” Realidade: o índice de produtividade subiu mais de 3%.

Bob Novak (da CNN e jornais variados): “Acho que Trent Lott vai se manter como líder da maioria no Senado.” Realidade: Lott renunciou ao posto no dia 20 de dezembro.

Krugaman, o pobrezinho - Falando em Paul Krugman, tem muito conservador soltando fumaça depois de ler trechos de sua entrevista à revista alemã Der Spiegel. A certa altura, Krugman diz que “ao invés de escrever um artigo sobre a Nova Economia, eu
agora me transformei na solitária voz da verdade num mar de corrupção. Às vezes, acho que vou acabar numa daquelas gaiolas na Baía de Guantânamo.” Diz o jornalista Andrew Sullivan em seu blog: “Pobre mártir pela Verdade. Tão perseguido pelo governo que consegue escrever duas vezes por semana no NY Times e ser constantemente badalado pela mídia. Tão puro que você nunca
adivinharia que fez parte do Conselho Consultivo da Enron, e nunca devolveu os 50 mil dólares que ganhou da empresa para não fazer nada.”

Meu companheiro Jesus - Uma pesquisa de opinião realizada recentemente para descobrir quais os “Maiores Norte-Americanos de Todos os Tempos” deu Abraham Lincoln na cabeça, seguido de George Washington, John Kennedy, Teddy Roosevelt,
Martin Luther King, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, Franklin Roosevelt, Ronald Reagan e Jimmy Carter. O curioso da pesquisa é que Bill Clinton ficou em décimo-terceiro lugar, empatado com... Jesus Cristo, que ao que me consta nunca foi americano. Como se o ego do ex-presidente já não fosse inchado o suficiente.

Nelson Rodrigues, anyone? - O “reverendo” Al Sharpton, conhecido agitador racial de Nova Iorque e candidato a candidato a Presidente, disse outro dia que o Partido Democrata está se movendo demasiado à direita, deixando os negros para trás. Diz ele que “os Democratas tratam os negros como suas amantes: eles gostam de se divertir com a gente durante as eleições, mas não nos
consideram bons o suficiente para apresentar-nos aos seus pais.” O Partido Democrata não precisa se preocupar muito, porém. Basta fazer de Al Sharpton seu candidato em 2004, e tudo estará perdoado.


 
  Erlichman em Israel

Gustavo Erlichman está em Israel, hospedado na casa do Nahum Sirotsky. Dêem uma olhada no http://michigne.blogspot.com/

 
  Paulo Leite no Guidalli.com

Prezados leitores, estou retornando ao trabalho e esta página voltará a ser atualizada diariamente. Com uma novidade: a partir de agora, o jornalista Paulo Leite, radicado em Washington, estará aqui com grande frequência, dividindo comigo a edição da Guidalli.com. Esta semana também devo inaugurar minha coluna no www.midiasemmascara.org. Portanto, aguardem.



 
Felix qui potuit rerum cognoscere causas

e-mail - guidalli@gmail.com

Editor: Sandro Guidalli

ARCHIVES
08/18/2002 - 08/25/2002 / 08/25/2002 - 09/01/2002 / 09/01/2002 - 09/08/2002 / 09/08/2002 - 09/15/2002 / 09/15/2002 - 09/22/2002 / 09/22/2002 - 09/29/2002 / 09/29/2002 - 10/06/2002 / 10/06/2002 - 10/13/2002 / 10/13/2002 - 10/20/2002 / 10/20/2002 - 10/27/2002 / 10/27/2002 - 11/03/2002 / 11/03/2002 - 11/10/2002 / 11/10/2002 - 11/17/2002 / 11/17/2002 - 11/24/2002 / 11/24/2002 - 12/01/2002 / 12/01/2002 - 12/08/2002 / 12/08/2002 - 12/15/2002 / 12/15/2002 - 12/22/2002 / 01/05/2003 - 01/12/2003 / 01/12/2003 - 01/19/2003 / 01/19/2003 - 01/26/2003 / 01/26/2003 - 02/02/2003 / 02/02/2003 - 02/09/2003 / 02/09/2003 - 02/16/2003 / 02/16/2003 - 02/23/2003 / 10/12/2008 - 10/19/2008 /


Powered by Blogger